Eleição Reitoria: resultado da consulta prévia

Publicado: Segunda, 21 de Dezembro de 2020, 09h44 | Acessos: 65175

eleicoes resultado PORTAL

A chapa 1 - Fazemos Unifesp, formada por Nelson Sass e Raiane Patrícia Severino Assumpção, venceu a consulta prévia à comunidade para escolha de reitor(a) e vice-reitor(a) da Unifesp - mandato 2021-2025 com 2.830 votos. Participaram do processo eleitoral 7.774 indivíduos, dentre os quase 24 mil integrantes da comunidade Unifesp, incluindo docentes, técnicos(as) administrativos(as) e estudantes habilitados(as) a votar.

Trata-se da maior participação em votos absolutos, considerando as três últimas eleições. A apuração da consulta, que pode ser conferida neste link, aconteceu virtualmente, na noite desta sexta-feira (18/12), com transmissão ao vivo pelo canal da universidade no YouTube (clique aqui para assistir à sessão).

Devido às restrições impostas pela pandemia de covid-19, a eleição foi realizada, pela primeira vez, de maneira totalmente on-line entre os dias 16 e 18 de dezembro de 2020, por meio do Sistema Eletrônico de Votação da Unifesp (SEVU). Confira o resultado final e a divisão dos votos do pleito:

- 1º. Chapa 1 - Fazemos Unifesp: Nelson Sass (EPM/Unifesp - Campus São Paulo) e Raiane Patrícia Severino Assumpção (Proec/Unifesp) 2.830 votos (Valor ponderado: 0,2220)
- 2º. Chapa 2 - Autonomia com Integração (Chapa 2): Emilia Inoue Sato (EPM/Unifesp - Campus São Paulo) e Janine Schirmer (EPE/Unifesp - Campus São Paulo) 2.464 votos (Valor ponderado: 0,2154)
- 3º. Chapa 3 - Um Novo Tempo: Descentralizar, Democratizar, Transformar: Luiz Leduino de Salles Neto (ICT/Unifesp - Campus São José dos Campos) e Adriana Karla Cardoso Amorim Reis (ICAQF/Unifesp - Campus Diadema) 2.392 votos (Valor ponderado: 0,1180)
- Brancos e nulos 88 votos (Valor ponderado: 0,0071)

- Total 7.774 votos (Valor ponderado: 0,5626)

A partir desses resultados, ocorrerá, no dia 26 de janeiro de 2021, a eleição pelo Conselho Universitário (Consu), que irá elaborar uma lista tríplice com os(as) três candidatos(as) mais votados(as) pelo colegiado, a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC) para nomeação da nova gestão.

O presidente da Comissão Organizadora da Consulta (COC), Fábio Franzini, fez um balanço positivo do processo eleitoral. "Foi muito bom ver que a comunidade se envolveu e participou dos debates. Essa é a melhor e maior expressão daquilo que desejamos, que é uma universidade grande, no sentido pleno da palavra, uma universidade participativa e democrática".

apuracao7 apuracao9
Nelson Sass e Raiane Assumpsão, da chapa 1 - Fazemos Unifesp, foram eleitos pela comunidade acadêmica para a Reitoria da universidade, quadriênio 2021-2025

Sass agradeceu a todos(as) que depositaram seus votos de confiança na chapa e reforçou a importância de se respeitar a autonomia universitária. "Vamos em frente, elevar o nome da Unifesp no sistema de universidades públicas. Esperamos avançar nas próximas etapas para conduzir nossa instituição nos próximos quatro anos", declarou. "Recebemos esses votos com alegria, mas também com muita responsabilidade", reconheceu sua vice, Raiane Assumpção.

"Este pleito é da maior importância para a nossa universidade, um grande feito para a democracia interna'', disse a reitora Soraya Smaili, ao agradecer o trabalho dos(as) envolvidos(as) no processo e a participação da comunidade. Smaili, que deixa o cargo após duas gestões, em abril de 2021, também parabenizou a chapa eleita e as demais que participaram da eleição.

apuracao1
Sessão remota de apuração da consulta à comunidade para a sucessão da Reitoria da Unifesp

Acolhimento estudantil: bem-vindos(as), calouros(as)!

Você chegou ao Campus São Paulo da Unifesp. Parabéns por essa grande conquista!

EPE divulga logo comemorativo de seus 85 anos

Consulta à comunidade deu início às celebrações desse marco histórico

Simpósio 90+ retorma ciclo de palestras com apresentação do Departamento de Oftalmologia e Ciências Visuais

O aguardado retorno do Simpósio 90+ está confirmado para deliciar os entusiastas da oftalmologia!