Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Inovação foi a palavra do ano no ComunicaSP - Retrospectiva 2022

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 17h00 | Acessos: 7232

Ações implementadas viabilizaram a informação e a ampliação dos canais de comunicação do Campus SP

COMUNICA RETRO

 

Mais um ano de intensos desafios chega ao fim. A ciência nos ajudou a acreditar que seria possível superar adversidades. Tudo isso foi notícia aqui, nos canais oficiais de comunicação do Campus São Paulo e nosso alcance foi cada vez maior.

Vamos relembrar alguns momentos?

Publicamos, em 2022, cerca de 150 matérias sobre a agenda da saúde. E os conteúdos do comunicaSP estão entre os mais lidos nos portais do Campus.

A publicação mais acessada, neste ano, foi "Vitiligo: Informação contra o preconceito", com 112.567 acessos.  A publicação com mais acessos diários foi "O aluno com TDAH requer atenção do nosso modelo de educação", com 486 acessos diários. 

Confira as 30 matérias mais acessadas em 2022 (Tabela 1):


 

Acesso aos sites do campus

Durante 2022, os sites do Campus tiveram um total de 646 mil cliques (Figura 1). Em 2021, 345 mil e em 2020, 141 mil. 

retro2022 acessos
Figura 1. Acessos registrados em 2022 nos sites do Campus São Paulo. Fonte: Google Analytics

Quanto ao público, 624.344 acessos são provenientes do Brasil. Os três países que mais acessaram as páginas foram: Portugal (7.603 cliques),  Angola 2.445 (cliques) e Estados Unidos 1.892 (cliques). (Tabela 2)

 

 

O dispositivo mais utilizado para acesso aos sites do campus foi o celular com 61,9% (Tabela 3).  Em 2021, o uso do celular foi de 52%.

 

 

Pesquisas no Google

A Pesquisa Google é um mecanismo de pesquisa totalmente automatizado que usa softwares conhecidos como rastreadores da Web, que exploram a Web regularmente para encontrar páginas a serem adicionadas ao nosso índice.

Listamos as 25 palavras pesquisadas no Google e que geraram tráfego nos sites do campus São Paulo (Tabela 4):

 

 

Clipping Saúde

Clipping é o processo contínuo de monitoramento, análise e arquivamento de menções feitas na mídia a uma determinada marca, como empresa ou celebridade. Normalmente, o monitoramento é feito em mídias de conteúdo público ou por assinatura. O nome “clipping” tem origem estrangeira. Significa recorte em inglês. Embora nesse idioma a atividade seja mais conhecida como “news monitoring” (monitoramento de notícia) ou “media monitoring” (monitoramento de mídia). 

Em 2022, durante os meses de fevereiro a dezembro, foram analisadas as palavras "Unifesp", "Universidade Federal de São Paulo", "Escola Paulista de Medicina" e "Escola Paulista de Enfermagem" e clipados 2059 artigos (Tabelas 5, 6 e 7):

 

 

 

Criação de sites e treinamento dos usuários do campus

Em 2022 foram criados 77 treinamentos da ferramenta Joomla e 22 sites foram criados sites conforme a tabela 8. (* Programa de Pós-graduação, Coreme e Projetos mais complexos, ** Sites de Departamentos, Disciplinas e Câmaras e *** Sites de Projetos mais simples e informativos, como: Laboratórios, Ligas, Cursos, Eventos e etc).

 

 

 

Memórias do Campus São Paulo

Resgatar e organizar um acervo memorial do Campus São Paulo e de suas duas Unidades Universitárias - Escola Paulista de Medicina (EPM) e Escola Paulista de Enfermagem (EPE) é de extrema relevância para pensar e refletir sobre a identidade e a história da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). 

 

Memórias 1

 

No espaço https://sp.unifesp.br/acontece/memorias-do-campus-sao-paulo será possível conhecer um pouco da memória do CSP, da EPM e da EPE, visitando as categorias “Quem eu sou?”, “Aconteceu, virou história”, e “Você Sabia?”, divisões cujas temáticas são trabalhadas de formas específicas, utilizando material de preservação histórica institucional, tais como fotografias, vídeos, recortes de jornais e materiais gráficos, de dados on-line e do acervo do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde (CeHFi/Unifesp), além de material enviado pela comunidade. 
 

Redes Sociais

Nas redes sociais, foram mais de 150 publicações com a hashtag #ComunicaSP. O post com maior engajamento foi no Facebook, sobre o livro "Colinho Meu" de alunas e professoras da Escola Paulista de Enfermagem.

Em nossas redes, os conteúdos de divulgação chegam primeiro, então, siga-nos!

COMUNICASP INSTAGRAMCOMUNICASP TWITTERCOMUNICASP FACEBOOKCOMUNICASP LINKEDIN


Agradecimentos

Deixamos aqui o nosso agradecimento e reconhecimento do empenho e esforço de toda equipe do campus, da Escola Paulista de Medicina, da Escola Paulista de Enfermagem e, também, aos profissionais de saúde do Hospital São Paulo/Hospital Universitário pela determinação e dedicação durante todo este período.

Que em 2022 possamos, em conjunto, colocar em prática novos projetos e atingir novos objetivos na Comunicação do Campus.

comunicasp whatsapp

Assessoria de Comunicação
Campus São Paulo - Unifesp  
Rua Botucatu, 740 - 5º andar | VOIP: 8896  
Entre em contato: 

Site | O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. | Facebook | Instagram | Twitter | Linkedin | WhatsApp
 
 
ComunicaSP - Servidores
Andréa Pereira Simões Pelogi
Emerson Leite
Loane Aparecida Carvalho Roque
Renato Conte Pinto de Carvalho
 
Conselho Editorial
Profa. Maria Magda Ferreira Gomes Balieiro
Profa. Sandra de Oliveira Campos
Carlos Santos
Cibelli Rizzo Cohrs
Daniele Roberto de Oliveira 
Rosângela Demétrio 
Yuri Bittar 

 

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Nota sobre o vestibular para o curso de Medicina da Unifesp 2024 - Sistema Misto de Seleção

A reaplicação da prova de conhecimentos específicos está prevista para ocorrer em 07/02/2024, em...

Descobertos dois novos peptídeos com potencial biotecnológico em serpentes peçonhentas brasileiras

Agência FAPESP* –André Julião | Agência FAPESP – Os venenos dos animais que ocorrem no Brasil...

Se não pode vencê-los, junte-se a eles

A relação entre retrovírus e seus hospedeiros

Microcefalia em prole infectada por zika pode ser devida à baixa atividade enzimática, revela estudo

Esta evidência poderá, no futuro, ser utilizada como um biomarcador para o diagnóstico precoce da...

Fim do conteúdo da página