Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Institucional > Hospital Estadual de Diadema
Início do conteúdo da página

Hospital Estadual de Diadema

Publicado: Terça, 06 de Outubro de 2020, 12h25 | Acessos: 2728

Hospital Estadual de Diadema


Unidade Neonatal

Desde sua inauguração, a Unidade Neonatal do Hospital Estadual de Diadema, está afiliada à Universidade Federal de São Paulo / Escola Paulista de Medicina. Trata-se de um hospital geral, que dispõe de 268 leitos, com ênfase para o atendimento cirúrgico e ambulatorial de especialidades. A Instituição tem como missão, prestar assistência hospitalar de média e alta complexidade, dentro dos princípios da hierarquização e regionalização do SUS.
A equipe da Obstetrícia do HED recebe as gestantes no Centro de Parto Normal que dispõe de duas salas de PPP (Pré-parto – Parto – Puerpério) um conceito bastante atual de atendimento em que a gestante permanece no mesmo local desde a progressão do parto até uma hora após o parto, havendo incentivo para a presença de um familiar acompanhando todo o trabalho de parto. Desde 2015 foi criado na unidade um projeto de humanização voltado para a área materno infantil, onde se prioriza o contato pele a pele ao nascimento e a amamentação em até uma hora de vida do recém-nascido estável. Em caso de parto cirúrgico a gestante e seu acompanhante são encaminhados para o Centro Cirúrgico. Todas as salas de parto estão equipadas para o atendimento do recém-nascido e a realização de reanimação neonatal.
A Unidade Neonatal atende apenas pacientes nascidos no local e é referência para atendimento de alto risco, estando assim constituída: 10 leitos de terapia intensiva, 9 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais, 6 leitos de Unidade de Cuidados Intermediários – Método Canguru, 2 leitos de isolamento e 34 leitos de alojamento conjunto. A Unidade dispõe de um Posto de Coleta de Leite Humano. A equipe médica tem especialização em neonatologia ou terapia intensiva pediátrica.
Em 2019 ocorreram 2309 nascimentos vivos no Hospital, sendo 20 (0,9%) recém-nascidos com peso inferior a 1000g, 29 (1,2%) entre 1000 e 1499g e 204 (8,8%) entre 1500 e 2499g, que são os recém nascidos de maior risco de morbimortalidade neonatal, e 2076 recém nascidos com peso maior ou igual 2500g (90,0%).
A Unidade Neonatal e o Alojamento Conjunto do Hospital são cenários para o ensino de médicos residentes do Departamento de Pediatria. Os médicos residentes de primeiro ano de Pediatria fazem seu treinamento em Alojamento Conjunto e Sala de Parto. Os residentes do segundo ano de Pediatria, do primeiro ano de terapia intensiva pediátrica e do segundo ano de terapia intensiva neonatal, fazem o seu treinamento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Todos os estágios são supervisionados por médicos da Disciplina de Pediatria Neonatal e pela equipe neonatal do Hospital Estadual de Diadema. Desde 2014 ocorre na Unidade Neonatal do HED, o estágio para fisioterapeutas do segundo ano do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Criança e Adolescente da Unifesp, que é supervisionado pelos profissionais do setor de fisioterapia do HED e pela coordenadora do programa. Também realizaram estágio na unidade neonatal, em 2018, os alunos de graduação da Escola Paulista de Enfermagem da Unifesp, sendo 40 do terceiro ano e 4 do quarto ano.
Coordenador Técnico da Unidade: Dra. Nathalia Moura Melo e Silva
Coordenadores Docentes: Profa. Dra. Ana Lucia Goulart e Prof. Dr. Milton Harumi Miyoshi

Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica

O Setor de Medicina Intensiva Pediátrica utiliza a Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos do Hospital Estadual de Diadema como cenário de prática para os médicos residentes do 1º anodo Programa de Medicina Intensiva Pediátrica.
O Estágio tem1 mês de duração em uma UCI Pediátrica geral de 6 leitos, e tem por objetivo a aquisição de competências no atendimento de pacientes pediátricos graves, com menor complexidade do que aqueles atendidos no Hospital São Paulo, e com perfil de doenças e gravidade de um hospital secundário.
O acordo para utilização deste cenário foi realizado em 2017 com a colaboração do Departamento de Pediatria junto à SPDM. A supervisão e orientação dos médicos residentes ficam sob responsabilidade da equipe médica da UCI Pediátrica do Hospital Estadual de Diadema.

Categoria:

Prefeitura do Município de São Paulo

A Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária desenvolve atividades de ensino e assistência, com...

Hospital Geral de Pirajussara

Hospital Geral de Pirajussara Unidade Neonatal O Hospital Geral de Pirajussara é uma Organização Social de...

Hospital Estadual de Diadema

Hospital Estadual de Diadema Unidade NeonatalDesde sua inauguração, a Unidade Neonatal do Hospital...

Hospital Municipal Vereador José Storopolli

Hospital Municipal Vereador José Storopolli Unidade Neonatal Em julho de 1994 foi celebrado o...

Fim do conteúdo da página