Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > APOIO À COMUNIDADE > Parcerias
Início do conteúdo da página

Parceria

Publicado: Terça, 09 de Março de 2021, 19h01 | Acessos: 783

Escritório de Projetos

Como muitos pesquisadores procuram colaboradores em pesquisas envolvento tecnologias da informação, o Departamento de Informática (DIS) criou o Escritório de Projeto do DIS (EPDIS). Se quiser propor uma parceria com o departamento ou utilizar a o DataCenter de Pesquisa em seu trabalho, é através dele que conseguirá.

Aprovado na Ata do Conselho do Departamento de Informática em Saúde de 9 de maio de 2019, o EPDIS dispõe aqui o conjunto de regras que o opera.

Definição

O Escritório de Projetos do Departamento de Informática em Saúde tem como funções: 

  1. Catalogar os projetos executados em parceria com o DIS que necessitem de desenvolvimento de TICs e de infraestrutura de banco de dados e de processamento sob gestão do departamento.
  2. Monitorar e apoiar todos os projetos executados com a participação de funcionários do corpo técnico-científico do departamento.
  3. Oferecer subsídios para auxiliar na tomada de decisão da Chefia e do Conselho do departamento quanto aos projetos parceiros.

O EPDIS trabalha com a seguinte definição de projeto: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.”

Critérios de Seleção e Priorização

Pareados com os objetivos do departamento os projetos são selecionados com base nos seguintes critérios:

  • Possibilidade de desenvolver pesquisa e publicações na área da informática em saúde.
  • Envolvimento dos alunos de graduação, seja aprimorando o aprendizado do discente, seja participando de pesquisa científica.
  • Envolvimento dos alunos de pós-graduação com temas relacionados à informática em saúde.
  • Fruição de algum setor da população dos resultados do projeto através de iniciativas de extensão.

Nenhum critério tem maior peso que o outro de modo que um mesmo projeto pode acumular mais de um critério. E a quantidade de critérios pode determinar a priorização de um projeto desatendendo a outro.

Além de critérios de seleção e priorização há critérios que invalidam a execução de um projeto. São eles:

  1. Taxa de manutenção: projetos cujo resultado gera alto esforço de manutenção.
  2. Uso de recursos: Longo período de uso de recursos humanos do departamento, especialmente recursos especializados.
  3. Uso de recursos de infraestrutura de processamento e de banco de dados: Projetos com estimativa de alto uso da infraestrutura além da capacidade implantada. (Veja DataCenter de Pesquisa da Unifesp)
  4. Alta complexidade: Projetos que exigem especialidades não disponíveis no corpo técnico e científico e cuja obtenção é inviável devido tempo de aquisição.
  5. Alto risco: Projetos cujos riscos, seja de uso de infraestrutura, de segurança de dados, de fatores externos, da incerteza dos resultados, sejam altos demais.
  6. Harmonia de portfólio: Haverá um esforço do EPDIS para manter um portfólio de projetos que contemplem igualmente projetos que afetem o ensino, a pesquisa e a extensão em Informática em Saúde.

A prerrogativa de aceitar ou recusar a entrada de projetos, pautado nos critérios listados acima, é afiançada ao gerente de projetos, podendo sua decisão ser avaliada em primeira instância pelo chefe do departamento, e em segunda instância pelo Conselho do Departamento de Informática em Saúde a pedido de qualquer interessado.

Se quiser propor uma parceria, envio um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. que teremos o prazer de avaliar sua proposta.

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Hospitais Universitários

    Hospital Universitário 1 - Hospital São Paulo    Hospital Universitário...

Ambulatório Geral

Localização e contato...

Orientadores

Credenciamento e Recredenciamento de Orientador em Programa de Pós-Graduação    As solicitações de...

Orientações Diversas

  Departamento de Cirurgia Orientações Administrativas   Docentes: Docentes: Progressão funcional...

Fim do conteúdo da página