Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > APOIO À COMUNIDADE > Parcerias
Início do conteúdo da página

Parceria

Publicado: Terça, 09 de Março de 2021, 19h01 | Acessos: 2661

Escritório de Projetos

Como muitos pesquisadores procuram colaboradores em pesquisas envolvento tecnologias da informação, o Departamento de Informática (DIS) criou o Escritório de Projeto do DIS (EPDIS). Se quiser propor uma parceria com o departamento ou utilizar a o DataCenter de Pesquisa em seu trabalho, é através dele que conseguirá.

Aprovado na Ata do Conselho do Departamento de Informática em Saúde de 9 de maio de 2019, o EPDIS dispõe aqui o conjunto de regras que o opera.

Definição

O Escritório de Projetos do Departamento de Informática em Saúde tem como funções: 

  1. Catalogar os projetos executados em parceria com o DIS que necessitem de desenvolvimento de TICs e de infraestrutura de banco de dados e de processamento sob gestão do departamento.
  2. Monitorar e apoiar todos os projetos executados com a participação de funcionários do corpo técnico-científico do departamento.
  3. Oferecer subsídios para auxiliar na tomada de decisão da Chefia e do Conselho do departamento quanto aos projetos parceiros.

O EPDIS trabalha com a seguinte definição de projeto: “Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado único.”

Critérios de Seleção e Priorização

Pareados com os objetivos do departamento os projetos são selecionados com base nos seguintes critérios:

  • Possibilidade de desenvolver pesquisa e publicações na área da informática em saúde.
  • Envolvimento dos alunos de graduação, seja aprimorando o aprendizado do discente, seja participando de pesquisa científica.
  • Envolvimento dos alunos de pós-graduação com temas relacionados à informática em saúde.
  • Fruição de algum setor da população dos resultados do projeto através de iniciativas de extensão.

Nenhum critério tem maior peso que o outro de modo que um mesmo projeto pode acumular mais de um critério. E a quantidade de critérios pode determinar a priorização de um projeto desatendendo a outro.

Além de critérios de seleção e priorização há critérios que invalidam a execução de um projeto. São eles:

  1. Taxa de manutenção: projetos cujo resultado gera alto esforço de manutenção.
  2. Uso de recursos: Longo período de uso de recursos humanos do departamento, especialmente recursos especializados.
  3. Uso de recursos de infraestrutura de processamento e de banco de dados: Projetos com estimativa de alto uso da infraestrutura além da capacidade implantada. (Veja DataCenter de Pesquisa da Unifesp)
  4. Alta complexidade: Projetos que exigem especialidades não disponíveis no corpo técnico e científico e cuja obtenção é inviável devido tempo de aquisição.
  5. Alto risco: Projetos cujos riscos, seja de uso de infraestrutura, de segurança de dados, de fatores externos, da incerteza dos resultados, sejam altos demais.
  6. Harmonia de portfólio: Haverá um esforço do EPDIS para manter um portfólio de projetos que contemplem igualmente projetos que afetem o ensino, a pesquisa e a extensão em Informática em Saúde.

A prerrogativa de aceitar ou recusar a entrada de projetos, pautado nos critérios listados acima, é afiançada ao gerente de projetos, podendo sua decisão ser avaliada em primeira instância pelo chefe do departamento, e em segunda instância pelo Conselho do Departamento de Informática em Saúde a pedido de qualquer interessado.

Se quiser propor uma parceria, envio um e-mail para O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. que teremos o prazer de avaliar sua proposta.

 

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Disciplina de Informática em Saúde

Disciplina de Informática em Saúde A Disciplina de Informática em Saúde é uma organização interna ao...

Perfis Profissionais

Segue o perfil profissional dos nossos colaboradores. Através do Lattes de cada um você pode...

Parceria

Escritório de Projetos Como muitos pesquisadores procuram colaboradores em pesquisas envolvento...

Termos de Uso

Termos de Uso dos Apps Ao realizar o download para utilização do Aplicativo, o Usuário se...

Fim do conteúdo da página