Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SOBRE > Missão e Objetivos
Início do conteúdo da página

Missão & Objetivos

Publicado: Segunda, 01 de Fevereiro de 2021, 14h53 | Acessos: 2958

Missão e Objetivos

Gerar, promover, sistematizar e transferir conhecimentos científicos e tecnológicos de informática em saúde e telemedicina que resultem, em curto, médio e longo prazo, em benefícios para a sociedade em geral e para a área de saúde em particular.
A História do DIS coincide com a história da informática em saúde no Brasil. Surgiu na década de 1980 como grupo isolado na Disciplina de Nefrologia da então Escola Paulista de Medicina, com o objetivo de aplicar as tecnologias emergentes no setor saúde. Resultado de sua produtiva atividade, em 1986 despertou o interesse da Universidade, quando foi então criada uma comissão para discutir a implementação de um Centro de Informática em Saúde (CIS) Inaugurado em 1988, o CIS foi responsável, em seus primeiros dez anos de existência, pela disseminação da cultura da informática em Saúde da UNIFESP, bem como pela implantação da infra-estrutura física de comunicação que hoje conhecemos como Rede Unifesp. Neste período também foi criada a disciplina de Informática em Saúde para os cursos de graduação da universidade. Além disso, investigamos e desenvolvemos diversos sistemas e aplicativos orientados ao gerenciamento da informação em saúde e à educação a distância. A partir de 1999, o CIS passou a se chamar DIS - Departamento de Informática em Saúde - integrando os departamentos acadêmicos da UNIFESP. Em 2002, o DIS recebeu aprovação da Capes para os cursos de mestrado e doutorado - a primeira pós-graduação strictu sensu em Informática em Saúde na América Latina e Caribe. O DIS é administrado com recursos provenientes da UNIFESP, de agências de fomento à pesquisa, convênios de cooperação com órgãos do governo e associações civis e de parcerias com a iniciativa privada.
  • Promover e incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias de informação e comunicação para a saúde, considerando todo o seu espectro de aplicações: assistência, gestão, educação e pesquisa.
  • Formar profissionais especializados em informática em saúde e Telemedicina para atuarem no ensino, na pesquisa e no desenvolvimento de tecnologias da informação.
  • Aplicar o conhecimento e a experiência acumulados em atividades de divulgação, extensão e assistência, seja a serviço da UNIFESP, seja por meio de parcerias com entidades afins.
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Disciplina de Informática em Saúde

Disciplina de Informática em Saúde A Disciplina de Informática em Saúde é uma organização interna ao...

Perfis Profissionais

Segue o perfil profissional dos nossos colaboradores. Através do Lattes de cada um você pode...

Parceria

Escritório de Projetos Como muitos pesquisadores procuram colaboradores em pesquisas envolvento...

Termos de Uso

Termos de Uso dos Apps Ao realizar o download para utilização do Aplicativo, o Usuário se...

Fim do conteúdo da página