Conheça o projeto!
Linhas de Pequisa
Linhas de Pesquisa
Aquisição e Análise de Dados Biológicos e Imagens em Saúde
Esta linha tem como foco o processamento, análise, quantificação, gerenciamento e pesquisa de imagens médicas, dados biológicos e bioinformática.
Explora tópicos como: construção e avaliação de modelos; tecnologias e medidas de desempenho de sistemas de armazenamento; recuperação de imagens médicas (PACS) e dados biológicos; criação de acervo digital de imagens médicas com organização; catalogação hierarquizada; tratamento computacional de imagens; mecanismo de busca de imagens médicas baseado em atributos de imagem; desenvolvimento de ambientes de imagem médica baseados em padrões e sistemas abertos; integração com equipamentos de imageamento médico como outros equipamentos; protocolos de aquisição de imagens; algoritmos de processamento de dados biológicos; descoberta de conhecimento genético, entre outros.
Gestão e Análise de Tecnologias
Esta linha refere-se à condução de pesquisas sobre abordagem metodológica e aplicações de tecnologias em gestão da saúde, incluindo: análise e avaliação de indicadores de eficiência; análise de serviços de saúde e sua efetividade; processos de tomada de decisão para os serviços de saúde e destino dos recursos financeiros/humanos.
A pesquisa também engloba estudos que compreendam a metodologia de avaliação de impacto em saúde (AIS) da Organização Mundial da Saúde (OMS). Estes estudos consistem em uma combinação de procedimentos, métodos e ferramentas que avaliam sistematicamente os efeitos potenciais diretos e indiretos na saúde de uma população e a distribuição desses efeitos nessa população. Essa metodologia fornece um quadro de procedimentos estruturado para mapear as implicações nos sistemas de saúde de qualquer proposta, projeto ou política, sejam eles positivos ou negativos.
Modelagem de Sistemas Biológicos
Consiste em estudos teóricos envolvendo físicos e matemáticos aplicados a sistemas biológicos. Modelagem de sistemas fora do equilíbrio com o uso de equações diferenciais não-lineares e métodos estatísticos de Monte Carlo; simulação do crescimento de células tumorais; modelos matemáticos de redes de genes e estudo da informação de caráter genético associada a variação temporal dos níveis de expressão transcricional.
Esta é uma técnica moderna de análise estatística aplicadas ao estudo de correlações entre níveis de expressão de redes gênicas. Além disso, novas ferramentas computacionais para descrever a interação vírus-hospedeiro e compreensão sistêmica das infecções virais.
Registro, Recuperação e Relacionamento de Dados em Saúde
Esta linha refere-se à condução de pesquisas que se baseiam em preceitos, técnicas, procedimentos e modos de avaliação da área de descoberta de conhecimento e mineração de dados (knowledge discovery and data mining KDD) para a área da saúde. Os conceitos e a aplicação de técnicas de consulta em base de dados (database query), busca por informação (information search), mineração de dados, descoberta de conhecimento (knowledge discovery), gestão do conhecimento (knowledge management) e inteligência de negócios (business intelligence).
Estes aspectos estão relacionados à medida em que aumenta a dependência dos domínios de conhecimento envolvidos para sua organização. Técnicas de web semântica, análise de rede social, análise de sentimentos, análise de cluster e interpretação de big data tem sido empregadas adicionalmente para incrementar a sensibilidade e especificidade dos resultados decorrentes dos fenômenos estudados.
Saúde Digital
Segundo o Ministério da Saúde a “Estratégia de Saúde Digital” compreende o uso de recursos de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) para produzir e disponibilizar informações confiáveis, sobre o estado de saúde para quem precisa, no momento que precisa. O termo Saúde Digital é mais abrangente do que e-Saúde e incorpora os recentes avanços na tecnologia como novos conceitos, aplicações de redes sociais, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), entre outros.
Essa linha de pesquisa, produz pesquisas práticas, teóricas, críticas e tecnológicas aplicadas ao campo expandido da saúde, com foco principalmente no SUS e nos aspectos científicos e educacionais no campo da saúde.
A partir de colaboração entre pesquisadores de diversas áreas será possível investigar e disponibilizar evidências para incorporação das tecnologias pelo SUS em: captação e transmissão de imagens em UHD, educação, padrões de informática em saúde, redes, sistemas de apoio à decisão, telessaúde, TIC's e visualizações avançadas de bancos de dados em saúde, capazes de apoiar a consecução e o monitoramento de seus objetivos.
Tecnologias Educacionais
Esta linha tem como foco investigar a construção, desenvolvimento, avaliação e validação de modelos pedagógicos para educação em saúde mediado por tecnologia da informação e comunicação. Essa linha de investigação inclui estudos de tecnologias multimídias, estratégicas educacionais e composição de materiais didáticos que melhor se adequam aos modelos pedagógicos.
Explora tópicos como investigação de aspectos teóricos, técnicos, pedagógicos e de efetividade de modelos pedagógicos baseados em computadores de mão e outros equipamentos de computação pessoal para o ensino mediado em diferentes temas da área da saúde. Além disso, outros temas são abordados, tais como: arquiteturas e arranjos complexos de sistemas pedagógicos como apoio educacional, (sistemas distribuídos, pervasivos e ubíquos); estudos sobre modelos de colaboração para fins educacionais, administrativos, clínicos ou de pesquisa.
Clipping de artigos dos pesquisadores do Departamento de Informática em Saúde (DIS/EPM)
Esta página apresenta a Unidade RUTE-UNIFESP criada em 5 de abril de 2023, descreve o contexto de...
A Disciplina de Informática em Saúde é uma organização interna ao Departamento de Informática em...