Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > EPM promove PITCH DAY no encerramento da Disciplina Eletiva sobre Empreendedorismo e Inovação em Saúde.
Início do conteúdo da página

EPM promove PITCH DAY no encerramento da Disciplina Eletiva sobre Empreendedorismo e Inovação em Saúde.

Publicado: Terça, 18 de Julho de 2023, 13h55 | Acessos: 2997

Evento ocorreu no dia 12 de julho 

Clique acima para ouvir o conteúdo deste artigo.

No último dia 12 de Julho a Disciplina Eletiva Empreendedorismo e Inovação em Saúde - Da Ideia ao Produto promoveu o Pitch Day* no encerramento do curso.

O Pitch Day contou com uma banca de avaliadores, composta por Luciana Hashiba da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (EAESP/FGC) Marcos Valadares, co-fundador de duas empresas de biotecnologia: a LizarBio Therapeutics, uma empresa de terapia celular que desenvolve tratamentos curativos para doenças incuráveis, e a GeneSeq, uma empresa de serviços de sequenciamento que oferece testes genéticos para pacientes, e Thomas Freier, professor de empreendedorismo na Link School of Business e da Fundação Dom Cabral.

equipe pitchday
Banca examinadora avalia os projetos apresentados

Os grupos tiveram cinco minutos para apresentar suas soluções para a banca e receberam feedback sobre o pitch e sobre a maturidade dos negócios apresentados.

A Disciplina Eletiva foi realizada de março a julho com o objetivo de capacitar os estudantes para atuar em projetos inovadores, para criação de novos negócios e para abertura de startups, além de preparar para participar de editais que demandam treinamento em empreendedorismo.

Os projetos apresentados foram:

  • Life Link: Dados clínicos acessados na hora certa, de qualquer lugar e com segurança

  • Health Signs: Rastreando evidências para gerar conhecimento e inovação

  • Mais Saúde Menos Fila: Otimização de tempo dos pacientes e recursos em serviços de saúde

 

 {gallery cols=3 alignment="center"}CSP/USER/galerias/pitchday{/gallery}

Projetos apresentados durante o Pitch Day

Durante o curso os estudantes tiveram contato com especialistas da academia e do mercado.

A jornada empreendedora foi executada em duas etapas: imersão dos estudantes no ecossistema de inovação e desenvolvimento de soluções utilizando a abordagem de design centrado no usuário com suporte para criação de novos negócios.

Todas as equipes passaram pelas fases de aproximação do problema, construção do mapa de empatia e de personas, ideação, prototipação, validação e desenvolvimento de um plano de negócios, utilizando ferramentas que auxiliam na estruturação de um projeto e seu modelo de negócio.

Além de preparar os estudantes para o desenvolvimento de negócios de base científica e tecnológica, o curso possibilitou o desenvolvimento de habilidades como liderança, gestão de conflitos, resolução de problemas e ainda networking.

O curso foi oferecido pelo Curso de Graduação em Biomedicina da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM/Unifesp)e pelo Programa de Pós Graduação em Farmacologia, sob a responsabilidade da Profa. Dra. Vanessa Moreira e do Prof. Dr. Paulo Caleb Junior de LIma Santos.

O curso contou com a participação das professoras convidadas Dra. Linda Bernardes, Coordenadora do LABDIS - Laboratório de Criatividade, Empreendedorismo e Inovação do Departamento de Informática em Saúde da EPM/Unifesp e Dra. Ana Marisa Chudzisnki Tavassi, Coordenadora do Centro de Excelência para Descoberta de Alvos Moleculares (CENTD) do Instituto Butantan.

* O que é um PITCH DAY?

Um pitch day é um evento ou uma sessão em que empreendedores ou startups têm a oportunidade de apresentar suas ideias de negócio ou projetos a potenciais investidores, parceiros comerciais, mentores ou público em geral. Geralmente, durante um pitch day, cada participante tem um curto período de tempo, geralmente de alguns minutos, para fazer uma apresentação convincente e concisa sobre seu empreendimento.

O objetivo principal de um pitch day é captar interesse, despertar curiosidade e conquistar o apoio de pessoas ou organizações que possam contribuir para o desenvolvimento ou crescimento do negócio. Os empreendedores precisam transmitir de forma clara e persuasiva a proposta de valor do seu empreendimento, explicar o mercado-alvo, a solução oferecida, a equipe envolvida, o potencial de lucratividade e a diferenciação em relação à concorrência.

Os pitch days são eventos dinâmicos, nos quais os empreendedores geralmente utilizam recursos visuais, como slides, vídeos ou demonstrações, para complementar suas apresentações verbais. Após as apresentações, os investidores ou espectadores podem fazer perguntas, fornecer feedback, oferecer parcerias ou até mesmo investir financeiramente no projeto, caso se sintam interessados e convencidos.

Os pitch days são comuns em ambientes de inovação, incubadoras, aceleradoras, eventos de startups e conferências relacionadas a empreendedorismo. Esses eventos oferecem uma plataforma valiosa para os empreendedores divulgarem suas ideias e obterem suporte necessário para impulsionar seus negócios.

 

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Abertas as Inscrições para Bolsistas CNPq no Projeto de Literacia Digital em Saúde

 Inscrições abertas até 18 de fevereiro às 12h

Dia internacional da segurança na internet e segurança cibernética

Promovendo o uso responsável e seguro da internet

Engenhosidade sustentável: máquina de reciclagem de plástico PET transforma resíduos na Unifesp

Iniciativa visa promover a reciclagem de plásticos e a produção de próteses por meio de uma...

Projeto CDHI.br propõe uma classificação de intervenções em saúde digital para o Brasil

Uma taxonomia para organizar e sistematizar as informações sobre as intervenções em saúde digital no...

Fim do conteúdo da página