Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Inovação na triagem de AVC: a contribuição do processamento de linguagem natural
Início do conteúdo da página

Inovação na triagem de AVC: a contribuição do processamento de linguagem natural

Publicado: Quarta, 30 de Outubro de 2024, 17h00 | Última atualização em Segunda, 04 de Novembro de 2024, 21h32 | Acessos: 777

Estudo apresentado no WSC 2024 destaca como a tecnologia pode acelerar o atendimento a pacientes com oclusão de grandes vasos

O professor João Brainer, do Departamento de Informática em Saúde da Escola Paulista de Medicina (DIS/EPM), apresentou o trabalho intitulado "Natural Language Processing for Triage of Large Vessel Occlusion" no 16º Congresso Mundial de Acidente Vascular Cerebral (AVC) (WSC 2024), realizado em Abu Dhabi. Ele é o autor principal do estudo, que conta também com a colaboração dos pesquisadores do DIS José Márcio Duarte, Thiago Costa, Paulo Paiva, André Shimaoka, Antonio da Silva Junior, Evelyn Pacheco e Gisele Sampaio Silva.

O Congresso Mundial de AVC é um evento internacional que reúne especialistas, pesquisadores e profissionais de saúde de várias partes do mundo para discutir avanços e desafios na prevenção, diagnóstico e tratamento de acidentes vasculares cerebrais. A edição de 2024, realizada em Abu Dhabi, abordou temas como novas tecnologias, técnicas de tratamento emergentes e abordagens preventivas para AVCs. O congresso é uma plataforma onde são compartilhadas inovações e evidências científicas que contribuem para o aperfeiçoamento das práticas médicas e da pesquisa em AVC.

O trabalho apresentado pelo professor João Brainer investiga o uso de Processamento de Linguagem Natural (NLP) para a triagem de oclusões de grandes vasos, um tipo específico de acidente vascular cerebral que exige resposta rápida e precisa para minimizar danos ao paciente. A pesquisa foca em como técnicas de NLP podem auxiliar na identificação e classificação dessas oclusões, facilitando o atendimento médico em situações de emergência. O uso de NLP na área médica visa transformar dados textuais em informações úteis para apoiar decisões clínicas, aprimorando o fluxo de atendimento.

O estudo propõe um modelo de triagem que utiliza NLP para identificar pacientes com AVC isquêmico com suspeita de oclusão de grandes vasos. O algoritmo surgiu baseado em registros de atendimento em teleinterconsulta, ajudando profissionais a determinar rapidamente o nível de prioridade no atendimento. A aplicação dessa tecnologia tem o potencial de acelerar o processo de triagem em unidades de emergência e otimizar a alocação de recursos, com impacto direto na qualidade e agilidade do atendimento aos pacientes com AVC isquêmico.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Desafios da educação em saúde digital são debatidos na V JAESD

Durante o evento promovido pela Liga de Saúde Digital do NUTEDS/FAMED/UFC, foram discutidos os...

1º Fórum de Médicos na Saúde Digital discute o futuro da tecnologia e formação em saúde

Evento reuniu especialistas e contou com a participação da professora Claudia Galino Novoa, do...

Chamada para Mentores 2025: junte-se ao LABDIS

Venha inspirar a próxima geração de inovadores em saúde!

LABDIS marca presença em evento no Insper para impulsionar inovação em saúde

Evento propôs caminhos para inovações transformadoras na saúde

Fim do conteúdo da página