Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > NOTÍCIAS > Tecnologia educacional digital para a gestão de cuidados
Início do conteúdo da página

Tecnologia educacional digital para a gestão de cuidados

Publicado: Quinta, 13 de Maio de 2021, 15h02 | Acessos: 14179

Para nós do Departamento de Informática em Saúde – DIS, a informação é o principal objeto de nossa área e transcende o computador ou o sistema informático.

Nessa perspectiva, a nossa colaboradora e docente Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia assumiu a coorientação da pesquisa de mestrado intitulada Tecnologia educacional digital para a gestão de cuidados dos pés de pessoas com diabetes mellitus.


A pesquisa foi orientada pela Profa. Dra. Monica Antar Gamba, enfermeira como a pesquisadora Maria Alice Moreira Torres Santiago. Profa. Rita Maria contribuiu fortemente com a perspectiva pedagógica e da educação a distância.

Diabetes mellitus é responsável por 70% das amputações de membros inferiores, procedimento cirúrgico evitável em, ao menos, 40% dos casos (Indo até 85%). Os profissionais de Enfermagem costumam ter o primeiro acesso às pessoas com o agravo oriundo da diabete mellitus. Com a perspectiva de qualificar o primeiro acesso feito pelo profissional de enfermagem, o curso de formação desenvolvido, analisado e validado, foi objeto da pesquisa cujos resultados são compartilhados no artigo publicado na REBEN – Revista Brasileira de Enfermagem, 2021; 74.

Assegurar que a informação apropriada e o conhecimento qualificado chegue aos profissionais de saúde de forma fácil, abrangente, rápida, confiável e curada é extremamente importante para a saúde coletiva e para o diminuição dos gastos públicos com cirurgias que podem ser evitadas. A pesquisa traz alternativas que diminuem os custos provindos da deterioração da condição de saúde, uma vez que esses são sempre maiores do que a prevenção no momento apropriado.

O artigo é valioso tanto na perspectiva do tratamento da doença quanto para a difusão da informação por meio de cursos oferecidos na modalidade a distância (EaD).

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Café: o combustível secreto do profissional de tecnologia

Como o café impulsiona a produtividade e a concentração dos profissionais de TI 

Estudo mostra possibilidade de proteção prévia contra o coronavírus em mamíferos

Pesquisa revela potencial de defesa cruzada contra o coronavírus em animais

Laboratório LABDIS da EPM/Unifesp é aprovado para cadastro na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa

Conquista possibilita acesso a recursos e parcerias estratégicas

Tecnologia e Autismo: avanços promissores para uma inclusão efetiva

Como aplicativos, realidade virtual e dispositivos vestíveis estão transformando a vida das...

Fim do conteúdo da página