Projeto de Extensão Curricularizado UC: Pediatria Geral e Comunitária e Medicina do Adolescente...
Ambulatório de Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente
Responsáveis
Pediatria Geral: Dra. Cecília Micheletti e Dra. Anete Colucci
Psiquiatria: Profa. Sheila Cavalcante Caetano e Dr. Marcos Vinicius Vieira Ribeiro
A integralidade dos cuidados da criança pressupõe um olhar atento tanto aos parâmetros mais específicos e mais facilmente observáveis do desenvolvimento da criança, como aos parâmetros psíquicos, que são mais sutis e, em geral, menos discutidos na formação pediátrica. Pressupõe também a observação da relação da criança com os seus pais ou outros cuidadores. A criança privada de um relacionamento amoroso, acolhedor e estável tem mais probabilidades de sofrer perturbações de comportamento, seja na infância, seja na idade adulta. Nesse sentido, a importância da integralidade dos cuidados nos primeiros anos de vida com um olhar atento às questões psíquicas, a importância da detecção e intervenção oportunas de distúrbios mentais e comportamentais na criança e a constatação de falhas na formação médica nessa área justificam a iniciativa de um ambulatório interdisciplinar com interface entre a Pediatria e a Psiquiatria.
O ambulatório é coordenado pela equipe do Departamento de Psiquiatria - Desenvolvimento Integral da Criança e do Adolescente (DICA) - e do Departamento de Pediatria / Disciplina de Pediatria Geral e Comunitária, com a participação da Fonoaudiologia. O serviço busca oferecer diagnóstico e proposta de um plano de intervenção singular para crianças com alterações psíquicas, bem como articulação com a rede de cuidados das crianças com alterações estabelecidas.
Horário de atendimento: sextas-feiras, 13h às 17h30
Endereço: Rua Major Maragliano, 241 - Vila Mariana (Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental - CAISM)
Telefone: (11) 3466-2100
Encaminhamento: crianças com suspeita de transtornos psiquiátricos em acompanhamento nas unidades de atendimento da Disciplina de Pediatria Geral e crianças e adolescentes de outros locais, via regulação. O encaminhamento deve ser feito por meio do e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. e deve conter nome completo; data de nascimento; idade; resumo do caso; nome dos cuidadores e telefone de contato.