Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > EXTENSÃO > Projetos
Início do conteúdo da página

Extensão MedPrev - Projetos

Publicado: Quinta, 12 de Dezembro de 2019, 19h47 | Acessos: 3940

Acolhimento Psicossocial Intercultural

Resumo: É um sub-projeto do projeto de Extensão “Interculturalidade e cuidado na E/I-Migração”, código 16050, aprovado na câmara de extensão da Escola Paulista de Medicina e da Pró-reitoria de Extensão da Universidade Federal de São Paulo. Esse projeto dá continuidade renovada a projetos de Orientação Intercultural desenvolvidos anteriormente na Universidade de São Paulo e no campus Baixada Santista da UNIFESP. Volta-se para a promoção e prevenção em saúde mental para pessoas que vivem entre fronteiras culturais como imigrantes, descendentes, refugiados, retornados e indígenas. O acolhimento psicossocial intercultural se dá através de encontros presenciais nos locais oferecidos por nossos parceiros como o CEE e Serviço de saúde mental do departamento de pediatria. Durante a pandemia deflagrada em março de 2020 os atendimentos estão ocorrendo de forma remota com exceção de atendimentos de caráter emergencial. 

Contato: Sylvia Dantas
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações em https://sp.unifesp.br/epm/medicina-preventiva/informes/acolhimento-psicossocial-intercultural

Ou em https://www.unifesp.br/reitoria/proec/curso-de-especializacao

Compostagem, horta e jardinagem: cuidando da saúde, mente e planeta

Resumo: O projeto conta com compostagem no subsolo e horta no telhado do prédio Octávio de Carvalho e foi vencedor do prêmio Escola Paulista de Medicina, 85 anos de sustentabilidade e beneficiado com bolsas de iniciação extensionista e BIG Universal, além de estudantes de graduação e pós-graduação realizando atividade complementar e extensão.

Contato: Luciana Yuki Tomita, Regina Yoshie Matsue
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Participação: Regina Matsue

Mais informações em https://sp.unifesp.br/epm/medicina-preventiva/noticias/projeto-horta, hortaunifesp.csp (instagram) ou acesse o projeto completo aqui.
CUIDAR - Promoção da Saúde e Práticas Integrativas e Complementares
 
Resumo: Em março de 2018, dez novas Práticas Integrativas e Complementares de Saúde (PICS) foram incluídas no Sistema Único de Saúde (SUS). O total de 29 práticas no SUS colocou o Brasil na liderança dos países-membros da Organização Mundial de Saúde em relação à inclusão dessas práticas nos sistemas de saúde em busca de cobertura universal. Desde 2006, promove-se a incorporação da Política Nacional de Práticas Integrativas/PNPIC no sentido de transformar as práticas de cuidado, acolher e dar autonomia aos usuários, valorizando a integralidade, o protagonismo dos sujeitos e as diferentes racionalidades médicas. O objetivo do projeto é promover saúde e as Práticas Integrativas e Complementares.. A metodologia incluiu realizar entrevistas, grupos focais e reuniões virtuais com profissionais de saúde, gestores e usuários dos serviços de saúde; organizar vídeos, folders e informações disponibilizadas nas redes sociais sobre promoção da saúde e PICS.
 
Contato: Mariana Cabral
Redes sociais: @cuidar.gppic  
 

Interculturalidade e cuidado na E/I-Migração

Resumo: O objetivo deste projeto é a promoção e prevenção da saúde mental para pessoas que vivem entre fronteiras culturais como imigrantes, descendentes de imigrantes, pessoas em situação de refúgio, indígenas e retornados. O projeto é composto por 3 subprojetos: 1) Amigos do Estudante Estrangeiro; 2) Troca de saberes e 3) Acolhimento Psicossocial Intercultural. O projeto conta com uma equipe em sintonia com as questões culturais envolvidas no processo de deslocamento.  Ao mesmo tempo em que prestamos um serviço realizamos o aprofundamento do conhecimento acerca do fenômeno migratório.  O acolhimento psicossocial intercultural se dá através de encontros presenciais no Ambulatório de Medicina Geral e Familiar (AMGF) do departamento de medicina preventiva da UNIFESP, além da modalidade online para pessoas que vivem fora do estado ou país. 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações: https://sp.unifesp.br/epm/medicina-preventiva/informes/acolhimento-psicossocial-intercultural

Necessidades de saúde, território e cuidado no SUS

Resumo: O reconhecimento das necessidades de saúde da população é essencial para o enfrentamento dos principais problemas de saúde de um território, e também para o planejamento de ações de prevenção e promoção coerentes e integradas com a comunidade. Este projeto tem como objetivos principais: 1)  Mapear as condições de saúde e os principais agravos existentes no território no qual se insere  a UNIFESP; 2) Produzir ações de educação em saúde e material didático para a comunidade construído coletivamente, estudantes e membros da comunidade, de acordo com as demandas locais; 3) Articular as diferentes Unidades Curriculares (UC) do curso  médico da UNIFESP para elaboração dessas ações, incluindo comunidade acadêmica, gestores, trabalhadores e usuários das Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Contato: Luciana Yuki Tomita, Juliana Valente, Leandro Rezende, Mariana Nasser 

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Mais informações em: saude.sp.unifesp.br

Notifica Covid-19

Resumo: O projeto de extensão Notifica Covid-19 é uma parceria entre o Departamento de Medicina Preventiva e o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital São Paulo. Os alunos do projeto atuam na investigação e notificação de casos suspeitos de síndrome gripal atendidos pelo Hospital São Paulo.

Contato: Carla Luppi

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Oficina de Fanzine no presídio feminino 

Resumo: Este projeto de extensão apresenta uma proposta de oficina de criação de fanzine a ser realizada na Penitenciária Feminina da Capital, em São Paulo. As oficinas são conduzidas por técnicas da Unifesp, ligadas ao Departamento de Medicina Coletiva e do Laboratório de Saúde Coletiva, psicólogas e estudantes de psicologia e aberta a outros estudantes e/ou interessades. Uma construção realizada a partir da parceria estabelecida com a Comissão de Direitos Humanos da Política Criminal e Penitenciária da OAB de São Paulo. A partir de um tema-chave, definido com as mulheres participantes, propomos que criem individual e coletivamente, por meio de diferentes materiais e formas de expressão, como colagens, escrita, desenhos. O objetivo é promover um espaço de livre expressão, de trocas e compartilhamento e construção de vínculos, que possa relativizar, pelo menos ao longo do encontro, os efeitos do aprisionamento.

Contato: Nana Foster

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Promigras - Migração e Saúde

Resumo: O projeto Processos Migratórios Internacionais e Saúde Coletiva (PROMIGRAS) é vinculado ao programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Departamento de Medicina Preventiva da Escola Paulista Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). O PROMIGRAS atua na produção de conhecimento científico sobre processos migratórios transnacionais e sua articulação com os processos de saúde-doença-atenção-cuidados de migrantes forçados e refugiados sul-sul. 

O projeto propõe difundir diversos temas relacionados à imigração e saúde, além de ampliar a rede de contatos com outros núcleos de pesquisas do Brasil e da América Latina.

Contato: Denise Martin
E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Participação: Regina Matsue

Mais informações em https://www.promigras.info/

 Sífilis Adquirida

Resumo: A vigilância epidemiológica permite ao aluno dimensionar o amplo espectro de risco de transmissão da doença, uma vez que esta doença tem um impacto direto sobre a saúde reprodutiva e infantil, ocasionando consequências como infertilidade e complicações na gestação e no parto, morte fetal e diversos agravos à saúde da criança. É um projeto de caráter multidisciplinar, centralizado no Núcleo Hospitalar de Epidemiologia do Hospital São Paulo (NHE-HSP) que visa aprimorar a identificação, a investigação e a notificação dos casos de sífilis adquirida atendidos pelo Hospital São Paulo e ambulatórios.

Contato: Thais Konstantyner

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 Vigialerta

Resumo: A informação é produto essencial da Vigilância em Saúde. Neste sentido, o objetivo deste projeto de extensão é produzir e divulgar mensalmente para a comunidade, o VIGIALERTA, um material atualizado e visualmente informativo sobre questões relevantes no contexto atual da Vigilância em Saúde. Atualmente, o Projeto Vigialerta está curricularizado na graduação, sendo ofertado aos alunos do 3º ano do curso médico.

Contato: Thais Konstantyner

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Extensão MedPrev - Programas

Programa Notifica Resumo: A vigilância epidemiológica é uma das mais antigas estratégias de...

Fim do conteúdo da página