Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > SOBRE > Apresentação
Início do conteúdo da página

Departamento de Medicina Preventiva

Publicado: Segunda, 26 de Agosto de 2019, 16h30 | Acessos: 3022

Desde 1961 na EPM promovendo Saúde Coletiva

Escola Paulista de Medicina, fundada em 1933 na cidade de São Paulo, SP, integra a Universidade Federal de São Paulo em seu Campus São Paulo.

A EPM é composta por congregação, diretoria acadêmica e 24 departamentos acadêmicos que agregam 96 disciplinas. 

O Departamento de Medicina Preventiva é criado em 1961 como unidade didática e científica da EPM encarregada pelo ensino, pesquisa e extensão do campo de conhecimento e práticas da Saúde Coletiva, visando ao desenvolvimento de investigações interdisciplinares do processo saúde-doença na sociedade, do cuidado integral à saúde e da organização e gestão em saúde na perspectiva do fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e da diminuição das desigualdades e iniquidades em saúde.

Conheça a História do Departamento de Medicina Preventiva.


Áreas de Conhecimento

 


Atuação Acadêmica

O Departamento de Medicina Preventiva ministra aulas nos cursos de graduação em medicina, fonoaudiologia, tecnologias em saúde e biomedicina, assim como na graduação em enfermagem da Escola Paulista de Enfermagem, também unidade acadêmica do Campus São Paulo da Unifesp.

Atua em cursos de pós-graduação na modalidade lato sensu envolvendo a Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade, estágios opcionais e variados cursos de atualização profissional. Na modalidade stricto sensu, o Departamento forma mestres e doutores através do programa de pós-graduação em Saúde Coletiva.


Ambulatórios, Assistência e Setores

O Projeto Xingu de Medicina Preventiva, presente no Parque Nacional do Xingu desde meados da década de 60, é uma das mais antigas ações de extensão da EPM e base da criação do Ambultório do Índio.

Desde os o final dos anos 90 o Departamento coordena ações de pesquisa e de assistência desenvolvidas no Centro Estudos do Envelhecimento. Iniciativa pioneira, que diante do envelhecimento populacional, diante de uma transição demográfica e epidemiológica, acompanha uma coorte de idosos residentes no bairro da Vila Clementino do município de São Paulo

ambulatório de medicina geral e família  ambulatório do índio  centro de estudos do envelhecimento  


Estrutura

O Departamento de Medicina Preventiva atua através de suas instâncias colegiadas subordinadas ao Conselho de Departamento.

Conselho do Departamento, com caráter deliberativo;

Colegiado de Gestão, com caráter consultivo e executivo;

Comissões Permanentes, de caráter consultivo e executivo:

Comissão de Ensino de Graduação – CEG,

Comissão de Extensão – CEx,

Comissão de Apoio Administrativo – CAA.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Fim do conteúdo da página