Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > INFORMES > Impacto do consumo de água e energia na produção de água destilada
Início do conteúdo da página

Impacto do consumo de água e energia na produção de água destilada

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 14h20 | Acessos: 3015

Será que o destilador já passou de herói a vilão?

A escolha incorreta do seu purificador de água acarreta desperdícios de água e energia. Avalie a sua necessidade e o equipamento adequado à sua finalidade. 

 

A água é um elemento essencial para a vida e que pode ser encontrado em abundância na natureza. Porém, para que esta água seja consumida pelos humanos e utilizada em processos industriais e laboratoriais, é necessário que ela seja purificada. O destilador de água é um dos equipamentos mais comuns nos laboratórios. Ele é fundamental na produção de água purificada necessária para a realização de experimentos e preparos da rotina laboratorial. 

O Campus São Paulo da Universidade Federal de São Paulo (CSP/Unifesp) possui 55 destiladores cadastrados no sistema de patrimônio. Existem diversos tipos de destiladores de água e a escolha de qual é o melhor modelo depende das necessidades do laboratório.

Em um destilador de água tipo Pilsen, dependendo do modelo, é necessário de 251 a 502 litros de água para produzir 1 litro de água destilada 

 

destilador tipo pilsen exemplo

 

Exemplo de destilador tipo Pilsen. (Imagem: Delta)

 

Para garantir uma boa quantidade de água destilada é necessário usar uma grande quantidade de água comum. Por isso, há um desperdício considerável do líquido, além de um gasto maior de energia necessária para o desenvolvimento das etapas. Por exemplo, considerando a produção diária de 1L de água destilada de todos os 55 destiladores do CSP, seriam consumidos 2.750 litros de água por dia, que são descartados. Para essa mesma produção de 1L de água destilada, seriam consumidos aproximadamente 44.000Wh. 

Em muitos casos o purificador de água por osmose reversa pode substituir o destilador de água. Enquanto o purificador de água usa apenas 1,5W para produzir 1L de água purificada, um destilador tipo Pilsen usa em média 800W; além disso, a água a ser descartada pelo purificador por osmose reversa corresponde a 2L, ou seja, 4% da quantidade usada pelo destilador, 50 litros2

Sistema de Água Purificada por Osmose Reversa - Gehaka - Alfa Mare

Exemplo de purificador de água por osmose reversa. (Imagem: Alfa Mare)

 

A escolha incorreta do seu purificador de água acarreta desperdícios de água e energia. Avalie a sua necessidade e o equipamento adequado à sua finalidade. 

 

“Pequenas mudanças são o ponto inicial para grandes resultados." Marianna Moreno


Elaborado pela DGA-CSP.

 

 

 

Referências

1. MARCKMANN, Karina; TUBINO, Rejane Maria Candiota; KRELING, Monica Tagliar;, CAMPANI, Darci Barnech. Propostas para redução de desperdícios ambientais numa Universidade Pública – Projeto de reutilização de água de destiladores no CT - Leamet. 3º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente. Brasil, Bento Gonçalves, 2012. Disponível em: < http://www.ct.ufrgs.br/leamet/gestao/FIEMA2012_Destiladores.pdf>. Acesso em 06/09/2022.

2. PROPLAN UFSC. Pró-Reitoria de Planejamento da Universidade Federal de Santa Catarina e Coordenadoria de Gestão Ambiental - CGA. Contribuição ao Uso Sustentável de Água e de Energia nos Laboratórios da UFSC: Proposta de Substituição de Destiladores de Água por Purificadores com Osmose Reversa. Brasil, Santa Catarina, 2015 Disponível em: <https://gestaoambiental.paginas.ufsc.br/files/2015/09/Substitui%C3%A7%C3%A3o_Destiladores_v30_09_15.pdf>. Acesso em 06/09/2022.

 

Avaliação do Usuário

Estrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativaEstrela ativa
 
Categoria:

Recesso de Final de Ano

Prezados(as) servidores(as): Em relação ao recesso para comemoração das festas de final de ano,...

Equivalência entre lâmpadas fluorescentes e LED

Você sabe escolher lâmpadas?

Fim do conteúdo da página