Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > INFORMES > Propessoas inicia diagnóstico das condições e relações de trabalho na Unifesp 
Início do conteúdo da página

Propessoas inicia diagnóstico das condições e relações de trabalho na Unifesp 

Publicado: Quarta, 20 de Julho de 2022, 10h14 | Acessos: 10177

Conecta Trabalhador(a) é uma iniciativa do Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora

 

Ouça acima o conteúdo deste artigo.

Com o objetivo de realizar ações de vigilância para diagnóstico situacional das condições e relações de e no trabalho, em todos os ambientes da Unifesp, o Departamento de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (DSTra) da Pró-Reitoria de Gestão com Pessoas (Propessoas) deu início ao Projeto Conecta Trabalhador(a).

O projeto prevê a atuação conjunta entre os(as) profissionais da área de saúde e segurança do trabalho dos campi, vinculados(as) ao DSTra/Propessoas, da Comissão Interna de Saúde do Servidor Público (CISSP) e do Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de São Paulo (Sintunifesp). Além da busca ativa pelos locais de trabalho, a equipe também atenderá demandas espontâneas e/ou provenientes de qualquer situação emergencial.

portaria que estabelece o comitê do projeto foi publicada no dia 18 de maio de 2022. “O Comitê do Projeto Conecta Trabalhador(a) visa ao reconhecimento, identificação, análise e perfil produtivo das condições ambientais e organizacionais, com intuito de elaborar um plano de ação para imediata atuação”, diz a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Elaine Damasceno.

Avaliações in loco

Algumas ações já foram iniciadas no Hospital São Paulo (HSP/HU Unifesp), hospital-escola da universidade, por meio de visitas periódicas, com representantes de todos esses setores, em áreas estratégicas do hospital para avaliar, in loco, o seguimento às normas de segurança e saúde no trabalho e as condições laborais trazidas pelas percepções de trabalhadores e trabalhadoras. As ações de vigilância serão estendidas a todos os setores do hospital, e também estão sendo organizadas miniequipes interdisciplinares para as ações de vigilância nos demais campi.

“A partir do reconhecimento, identificação e análise das condições ambientais e organizacionais e do perfil produtivo, será possível elaborar um plano de ações imediatas a curto, médio e longo prazos”, explica a vice-diretora do DSTra/Propessoas e coordenadora do projeto, Ana Claudia Fiorini.

Com os dados coletados, a equipe do Conecta estabelecerá plano de ações e protocolos de acompanhamentos, com análises das condições e relações nos locais de trabalho, verificação de fatores de risco, monitoramento da qualidade do ambiente com relação aos padrões pré-definidos, buscando evidenciar quando e onde as melhorias serão necessárias.

“Trata-se de novas iniciativas no paradigma da promoção da saúde, por meio de ações vinculadas no sentido de aprimorar a organização do trabalho, estimular a participação dos(as) trabalhadores(as) em tarefas saudáveis e nas mudanças dos hábitos de vida”, conclui o diretor do DSTra/Propessoas, José Homero Soares.

Estrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativaEstrela inativa
 
Categoria:

Recesso de Final de Ano

Prezados(as) servidores(as): Em relação ao recesso para comemoração das festas de final de ano,...

Equivalência entre lâmpadas fluorescentes e LED

Você sabe escolher lâmpadas?

Fim do conteúdo da página