Repositório Institucional
A Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa, através da Instrução Normativa 04/2021 estabele o fluxo para depósito de teses e dissertações no Repositório Institucional da Unifesp. Segundo a referida Instrução Normativa, toda dissertação ou tese deve necessariamente estar depositada no Repositório Institucional da UNIFESP como parte dos requisitos para a obtenção do diploma de conclusão do curso. Cabe às Bibliotecas dos Campi homologarem a submissão do depósito, após o aceite formal do(a) orientador(a). O fluxo inicia-se após a defesa e possíveis ajustes solicitados pela banca. Em caso de dúvidas procure a secretaria do programa de pós-graduação ao qual está vinculado(a).
Atenção!
Antes de submeter sua tese ou dissertação no repositório, o aluno deve realizar o peticionamento via Sei (sistema eletrônico do serviço público federal). Esse peticionamento consiste em abrir um processo no Sei para inserir o termo de responsabilidade e o relatório de similaridade.
Clique aqui e baixe o manual de peticionamento em pdf.
Para conhecer o fluxo completo, acesse o endereço eletrônico da Pró-reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq da Unifesp).
Repositório de Dados de Pesquisa
O Repositório de Dados de Pesquisa (RDP) da Unifesp é uma plataforma que utiliza o software Dataverse, e tem o objetivo de coletar, armazenar, gerenciar e compartilhar dados de pesquisa, com suporte a uma variedade de tipos e formatos de dados. É possível realizar upload de dados, tabelas e documentações suplementares, publicações associadas a dados, apresentações, etc. O RDP da Unifesp está destinado a pesquisadores da comunidade Unifesp que necessitem ou queiram depositar seus dados. É importante atentar que hoje é uma exigência das agências de fomento e das revistas científicas, fazendo parte da política da ciência aberta.
O que são dados de pesquisa?
São registros factuais usados como fonte primária para pesquisa científica e que são comumento aceitos pelos pesquisadores como necessários para validar os resultados do trabalho científico.
Fonte: OECD. Principles and Guidelines for Access to Research Data from Public Funding. OED, 2007. Disponível em: http://www.oecd.org/sti/inno/38500813.pdf>
Quais são os tipos de dados de pesquisa?
Números, imagens, textos, vídeos, áudios, software, algoritmos, equações, animações, modelos, simulações, etc. São todos os dados coletados ou criados com a finalidade de análise, produção e validação de resultados científicos.
Antes de iniciar o projeto de pesquisa, recomenda-se elaborar um plano de gestão de dados por meio da ferramenta https://dmptool.org/.
Não é necessário aguardar o final do projeto para submissão no repositório. É possível inserir em qualquer fase do projeto, sem acesso aberto. É importante que o dado depositado tenha veracidade. Assim como recomena-se que sejam depositados os dados e os metadados (arquivos com informações sobre o dado).
Acesse aqui para submissão dos dados. Antes da submissão, será necessário solicitar acesso por meio de um preenchimento de um formulário.
Atenção!
No caso de bolsistas da Fapesp, informar no relatório que os dados foram submetidos e o link do repositório.
Para maiores informações entre em contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou acesse https://bibliotecas.unifesp.br/menu-servicos#rdp-unifesp