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Plano de Gestão de Dados

Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 09h41

A partir de 31 de outubro de 2017, todo Projeto Temático submetido à FAPESP deverá incluir, como anexo, um Plano de Gestão de Dados. Este Plano é um texto de no máximo duas páginas, descrevendo os dados que o projeto irá produzir, como pretende disponibilizá-los e preservá-los.

A experiência mundial vem mostrando que, ao incluir a gestão de dados como parte integrante do planejamento de um projeto, os resultados se tornam mais visíveis, inclusive atraindo novas parcerias.

Há várias outras vantagens neste planejamento. Além de racionalizar recursos, facilita a reprodutibilidade da pesquisa e a promoção de novas pesquisas, graças à possibilidade de reúso e compartilhamento dos dados. Por todos esses motivos, cada vez mais a gestão adequada de dados vem sendo considerada parte essencial das boas práticas de pesquisa.

Trata-se de mais uma iniciativa da FAPESP para incentivar práticas que garantam o maior benefício possível para o avanço científico e tecnológico.

 

Seguem as diretrizes gerais da Fapesp:

Texto de até duas páginas, contendo as seguintes informações

a) Descrição dos dados e metadados produzidos pelo projeto - por exemplo, amostras, registros de coleta, formulários, modelos, resultados experimentais, software, gráficos, mapas, vídeos, planilhas, gravações de áudio, bancos de dados, material didático e outros.

b) Quando aplicável, restrições legais ou éticas para compartilhamento de tais dados, políticas para garantir a privacidade, confidencialidade, segurança, propriedade intelectual e outros.

c) Política de preservação e compartilhamento (por exemplo, compartilhamento imediato ou apenas após a aceitação da publicação associada). Período de carência (antes do compartilhamento) e período durante o qual os dados serão preservados e disponibilizados.

d) Descrição de mecanismos, formatos e padrões para armazenar tais itens de forma a torná-los acessíveis por terceiros. Esta descrição pode incluir o uso de repositórios e serviços de outras instituições.

 

Recomendademos o uso da ferramenta online dpmtool (https://dmptool.org/) disponível de forma gratuita para criação do plano. Na primeira página, o pesquisador deve inserir seu e-mail. Na sequência é redirecionado para uma área de login que é o mesmo da intranet da Unifesp. A seguir selecionar "criar plano" e inserir as informações. Ao final é gerado um pdf.

Para mais informações, consulte a página www.fapesp.br/gestaodedados que fornece material adicional para auxiliar os pesquisadores a prepararem seus planos.

 

 

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