Na Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (ProPGPq) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) há uma Coordenadoria de Integração que conta com um Escritório de Comunicação e Divulgação Científica (ECDC), oferecendo serviço de apoio a divulgação de pesquisas realizadas pela Unifesp.
Para agendamentos, entrar em contato pelo e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
Também é possível contar com a Agência Bori, um serviço focado na antecipação de estudos científicos para jornalistas de todo o país. A Agência é especializada em jornalismo científico e faz uma curadoria da ciência nacional a partir de critérios jornalísticos (interesse público, impacto social, temas que estão sendo pautados pelos veículos jornalísticos, esfera pública ou esfera política). Eles trabalham em parceria com assessorias de imprensa, explicando a ciência para jornalistas.
É importante atentar que deve-se sincronizar a publicação do artigo na revista científica com a divulgação jornalística, uma vez que o jornalismo trabalha com assuntos inéditos. A data de embargo (data que será publicado o artigo) precisa ser combinada com as editora, com o pesquisador e com a Agência Bori.
No link abaixo, é possível encontrar algumas formas de entrar em contato com a Agência, inclusive se cadastrar como fonte.
Obs. No momento, a Agência Bori só está coletando contatos de cientistas para os bancos de fontes de sistemas alimentares, Covid-19 e Amazônia. Entretanto, qualquer outro assunto poderá ser divulgado por meio dos outros caminhos (quero divulgar minha pesquisa ou quero divulgar um artigo de opinião).