Introdução
A iniciação científica é um progrma desenvolvido para alunos que pretendem ter seu primeiro contato com a pesquisa. Os alunos desevolvem projetos de psquisa acompanhados por um professor orientador e devem apresentar seus trabalhos no congresso acadêmico.
As bolsas de Iniciação Científica podem ser um diferencial para professores orientadores jovens em início de carreira. Além de contarem na avaliação do currículo do pesquisador, os alunos de IC serão os futuros mestrandos e doutorandos. O projeto iniciado pode gerar novas perguntas de pesquisa, apresentando potencial de ampliação. Além disso, a execução da pesquisa consolida a carreira em determinada linha de pesquisa com a disseminação dos resultados e formação de parcerias em rede.
Modalidades de Bolsa
Atualmente, há três modalidades de bolsa via CNPq/Institucional unifesp:
- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de iniciação científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas a estudantes de graduação integrada na pesquisa científica.
- O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) visa estimular estudantes do ensino técnico e superior ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.
- O Programa PIBIC nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) é uma ação que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica.
Qual a diferença entre PIBITI e PIBIC?
A dinâmica e procedimentos do PIBITI é exatamente igual ao PIBIC. A diferença está no conteúdo do projeto de pesquisa. O projeto deve ter viés de tecnologia, inovação ou tecnologia social. O CNPq afirma: “PIBITI tem por objetivo estimular os bolsistas nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.”
Enquanto o PIBIC busca gerar conhecimento novo a partir de descobertas, no PIBITI se utiliza desse conhecimento prévio de pesquisa para desenvolver, criar ou inventar um processo, produto ou serviço visando o mercado.
O CNPq recomenda firmemente que os bolsistas da IT (iniciação tecnológica) devem participar de projetos vinculados a empresas e/ou organizações. Desse modo, o projeto deve contemplar este aspecto em curto prazo. No entanto, para a submissão no edital, a parceria com a empresa e/ou organização não precisa estar totalmente formalizada.
Além dessas modalidades de bolsa, é possível fazer a solicitação de bolsa Fapesp. Pela Fapesp, há duas modalidades:
Cronograma e editais
Clique aqui e acompanhe os prazos dos editais vigentes do CNPq/Unifesp. É importante que o pesquisador atente às normas do edital e apresente toda a documentação exigida.
O pedido de bolsas Fapesp é fluxo contínuo. Clique aqui para visualizar as normas.
IC voluntária
É possível que alguns alunos optem por realizar a iniciação científica voluntária. Nestes casos, é possível solicitar a coordenadoria institucional de Iniciação Científica da Universidade Federal de São Paulo uma declaração para esses estudantes da Unifesp. Para tanto será necessário criar cadastro por meio de um formulário eletrônico com os seguintes documentos:
• Currículo Lattes do Orientador e Aluno;
• Histórico Escolar do Aluno;
• Projeto;
• Carta do Orientador;
• Relatório Final/Parcial.
Acesse aqui para mais informações.
Modelos de documentos disponíveis
Modelos de documentos disponíveis da Fapesp:
Anexo II: Informação aprovada pela Instituição Sede sobre a infraestrutura institucional (clique aqui)
O documento deve ser assinado, no caso de Auxílios, pelo Pesquisador Responsável e, no caso de Bolsa, pelo Orientador/Supervisor, bem como, em ambos os casos, pelo dirigente do Campus São Paulo com identificação legível (nome e cargo). [PDF até 1MB]
Acesse aqui um modelo de anexo II preenchido no caso de dúvidas.
Manifestação do Dirigente da Instituição Sede (clique aqui)
Providenciar a assinatura solicitada do dirigente do Campus São Paulo. Anexar documento assinado. [PDF até 1MB]
Súmula curricular do beneficiário (clique aqui)
[PDF até 1MB]
Súmula curricular do responsável (clique aqui)
[PDF até 1MB]
Assinatura da diretoria do campus
A Fapesp confirmou no dia 08/11/22 que, como não estão mais vigentes as medidas de isolamento provocadas pela pandemia de COVID-19, não serão mais aceitas as mensagens eletrônicas de concordância do Dirigente aos documentos Fapesp. Pelo exposto, a Diretoria do Campus São Paulo informa que os documentos voltarão a ser assinados fisicamente pelo Dirigente. Seguem informações sobre a forma de encaminhamento dos documentos:
- Os documentos preenchidos devem ser assinados de próprio punho pelo pesquisador responsável/orientador. Não serão aceitas assinaturas digitais.
Os campos que se referem à Instituição (nome da instituição ou instituição sede) devem ser preenchidos com a Unidade Universitária/Unifesp, ou seja, Escola Paulista de Medicina/Unifesp OU Escola Paulista de Enfermagem/Unifesp.
- Dados do Dirigente:
Prof. Dr. Ramiro Anthero de Azevedo
Diretor Acadêmico do Campus São Paulo
- Os documentos devem ser entregues na Diretoria do Campus São Paulo, na Rua Botucatu, 740 – 5º andar – sala 553 – A/C servidora Yara.
- Os documentos poderão ser retirados na quarta ou sexta-feira seguinte à entrega do documento.
- Dúvidas ou mais informações utilize o e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.